Outros sistemas solares podem ser habitáveis como o nosso
Em toda a nossa galáxia, a Via Láctea existem imensas estrelas parecidas com o Sol. Mas, segundo um novo estudo, quaisquer planetas que orbitem junto dessas estrelas podem ser mais quentes e dinâmicos que a própria Terra.
Este estudo ainda afirma que o interior dos planetas terrestres destes sistemas solares podem ser até 25% mais quentes que o planeta Terra, levando-os a ser mais ativos geologicamente e a reter uma maior quantidade de água no estado líquido suficiente para suportar a vida tal como a conhecemos.
Estas descobertas foram realizadas por astrónomos e geólogos da Universidade de Ohio, os quais uniram forças em busca de extraterrestres. Esta equipa estudou 8 estrelas semelhantes ao nosso Sol quanto ao tamanho, idade e composição geral para averiguar as quantidades de elementos radioativos que possuíam. Além disso, também investigaram sobre os elementos como urânio e o tório, essenciais para os movimentos das placas tectónicas na Terra. Caso não saiba, estes movimentos ajudam o planeta Terra a manter a água na superfície.
Dessas 8 estrelas, apenas 7 tinham mais tório que o próprio Sol sugerindo que os planetas que orbitam em sua volta também possam ter. Planetas ricos em tório são mais quentes e assume-se que se mantêm mais tempo, oferecendo uma maior duração à vida.
Para acompanhar esta notícia, clique aqui
- Dezembro 18, 2012
- Sem Comentários
Deixe um comentário